<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d1364390527892161647\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira4.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira4.blogspot.com/\x26vt\x3d8828838614605016208', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Europeana - Biblioteca digital europeia "online" até ao final do ano

quarta-feira, 26 de novembro de 2008
"O site da Europeana está temporariamente inacessível devido ao desmesurado interesse depois do seu lançamento"[...].

Livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados membros da União Europeia vão estar disponíveis através da biblioteca digital europeia. Ao todo, e assim que a Europeana estiver a funcionar outra vez, qualquer internauta poderá pesquisar por mais de dois milhões de objectos.

De acordo com a Comissão Europeia, que lançou a iniciativa no ano de 2005, este número deverá continuar a aumentar. A ideia é expandir a biblioteca, envolvendo para isso também o sector privado. De acordo com a comissária europeia para a Sociedade da Informação e os Meios de Comunicação, Viviane Reding o objectivo consiste em que, em 2010, a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras "representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa." Além disso, a biblioteca terá zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais. Desígnios que levaram a comissária a apelar "às instituições culturais, editoras e empresas de tecnologia europeias, para que alimentem a Europeana com mais conteúdos em formato digital".

"Com a Europeana, conciliamos a vantagem competitiva da Europa em matéria de tecnologias da comunicação e de redes com a riqueza do nosso património cultural. Os europeus poderão agora aceder com rapidez e facilidade, num único espaço, aos formidáveis recursos das nossas grandes colecções", afirmou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

A Europeana "é única", afirmou a directora executiva da Europeana ao britânico The Guardian. "Um motor de pesquisa não pode fazer o que nós podemos. Por exemplo, uma pesquisa por Mozart dá-nos cartas que ele escreveu ao pai, temas musicais, filmes e gravações de som", concluiu Jill Cousins.
Fonte: DN Online