<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d1364390527892161647\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira4.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira4.blogspot.com/\x26vt\x3d8828838614605016208', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Anibal Pinto de Castro vai doar biblioteca pessoal à Câmara de Famalicão

quinta-feira, 31 de julho de 2008
"Aníbal Pinto de Castro, director da Casa Museu Camilo Castelo Branco, vai doar parte da sua biblioteca pessoal, composta por cerca 60 mil volumes, à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O anúncio foi feito na quarta-feira, durante a cerimónia comemorativa dos 23 anos de Cidade de Famalicão.

O catedrático, especialista em literatura portuguesa, que ocupa desde 1996, o cargo de director da Casa Museu de Camilo, em S. Miguel de Seide, disse que ao todo “são mais de 20 mil obras que dizem respeito a Camilo Castelo Branco e à sua obra, mas também a toda a envolvente literária do século XIX”.

A colecção camiliana ficará à disposição dos estudiosos e do público em geral, no Centro de Estudos Camilianos, uma unidade de investigação da obra de Camilo Castelo Branco, localizada junto à Casa Museu e cujo projecto teve a assinatura do arquitecto Siza Vieira.

Para Aníbal Pinto de Castro este “Centro de Estudos Camilianos representa uma realização da alma que foi concretizada pela Câmara Municipal de Famalicão”. Daí que “seja entregue à Câmara este espólio como forma de agradecimento”, assinalou. O director da Casa Museu de Camilo sublinhou ainda que a doação “é apenas uma pequena contribuição feita para merecer a generosidade dos famalicenses”.



Por sua vez, Armindo Costa, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Professor à frente da Casa Museu de Camilo, assinalando que com a doação da sua biblioteca, “o espólio do Centro de Estudos Camilianos vai dar um enorme salto em termos de riqueza e interesse literários”. “É mais um importante passo na projecção do Centro de Estudos Camiliano, como um espaço de cultura, defesa e estudo da língua portuguesa”, sublinhou o autarca", [...].
Fonte: O Público