<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/1364390527892161647?origin\x3dhttp://bprmadeira4.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Conferências e palestras marcam o duplo centenário de Alexandre Herculano

quarta-feira, 30 de junho de 2010
A Associação Portuguesa de Escritores (APE) propõe um percurso de conferências e palestras pelos espaços da Lisboa do século XIX, de Julho a Outubro, para celebrar os 200 anos do nascimento de Alexandre Herculano.

"A ideia é mostrar facetas menos conhecidas de Herculano, como o facto de ter sido um dos fundadores da primeira Caixa Económica Portuguesa ou ter sido maçon. Escolhemos espaços entre o Bairro Alto e a Praça do Comércio, um eixo que constituía o centro no século XIX e que Alexandre Herculano percorria. Ele era por exemplo, um dos clientes do Café Martinho da Arcada", disse à Lusa Luís Machado, coordenador do projecto.

As palestras começam dia 6 no Arco da rua Augusta, onde o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summaville, e o presidente da Academia Nacional de Belas Artes, António Valdemar, irão falar de "Herculano: Identidade e Defesa do Património", seguindo-se um jantar com uma ementa oitocentista [...]"
Fonte: DN 27/06/2010

Portal da Literatura
Biografia, aqui

 
 

ë Prémio Camões 2010 para Ferreira Gullar

quarta-feira, 2 de junho de 2010
"O prémio Camões 2010 foi atribuído ao poeta brasileiro Ferreira Gullar, distinguido pela "nota pessoal de lirismo" e "valores universais" no seu trabalho.

O autor tem uma integral da sua obra editada pela Quasi - "Obra Poética" (2003).

Esta é a 22ª edição do Prémio Camões, atribuído pelo Estado Português e Brasileiro desde 1989, que distingue anualmente um escritor de língua portuguesa que, pelo conjunto da sua obra, contribua para o enriquecimento do património literário em português. O valor do prémio é de cem mil euros (50 mil euros ) e será entregue numa data a anunciar em Lisboa [...]".
Fonte: Público