<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d1364390527892161647\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira4.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira4.blogspot.com/\x26vt\x3d8828838614605016208', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Biblioteca itinerante do concelho da Mealhada

segunda-feira, 29 de junho de 2009
A biblioteca itinerante do concelho da Mealhada foi considerada a melhor do mês de Janeiro pela Associação de Profissionais de Bibliotecas Móveis de Espanha.
Uma distinção que enaltece não só o projecto do Bibliomealhada, mas também a Câmara Municipal, que o criou e executou, o próprio concelho e mesmo a região centro de Portugal, que é focada no site da referida associação espanhola, em www.bibliobuses.com.

O projecto da Câmara Municipal da Mealhada é pioneiro e, sem dúvida, inovador. Trata-se de um autocarro de cinquenta lugares, que foi transformado pelos funcionários da autarquia num espaço de cultura itinerante que, desde dia 5 de Novembro de 2007, data do seu aniversário, percorre as oito freguesias do concelho, com o intuito de fazer chegar a todos os cidadãos deste município alguns serviços da Biblioteca Municipal da Mealhada.

O Bibliomealhada conta com uma zona para ler e ouvir música, um pequeno anfiteatro para se assistir a um filme ou documentário e uma área equipada com computadores, com acesso gratuito à internet. Este espaço móvel, para além de promover a leitura, possibilita ainda a aprendizagem das novas tecnologias da informação, disponibilizando computadores com acesso gratuito à internet.

“Esta biblioteca itinerante leva conhecimento a todo o concelho, mas leva muito mais do que a da Gulbenkian levou. Leva também as novas tecnologias da informação. Por isso, a Bibliomealhada não é apenas uma biblioteca móvel, é muito mais que isso”, sublinhou a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, na inauguração do projecto municipal que decorreu no dia 5 de Novembro de 2007, salientando: “É um excelente exemplo de uma boa administração pública”.
Fonte: Jornal da Mealhada




Requisitar livros, CD ou DVD, ler um livro, um jornal ou uma revista, ouvir música ou ver um filme, aceder a um computador ou navegar gratuitamente na internet, são serviços da Biblioteca Municipal da Mealhada que

 
 

ë Pólo cultural - Fundação José saramago

"[...] A Fundação José Saramago quer, segundo o Prémio Nobel da Literatura 1998, "ir muito mais além de uma responsabilidade que está nos estatutos, que é a de defender e preservar a obra da pessoa que lhe deu o nome".
"Quer ir mais além na medida do possível: diversificar as actividades da fundação, de modo a que a Casa dos Bicos se transforme num pólo cultural da cidade. Queremos que seja a casa de todos", sublinhou.
"Aqui vão realizar-se conferências, exibir-se filmes, fazer-se exposições. Tudo aquilo que se deve esperar de uma instituição de carácter cultural, vamos fazê-lo com certeza", asseverou.
Actualmente em Lanzarote, a biblioteca do autor de "O Ano da Morte de Ricardo Reis" - ou pelo menos parte dela - será trazida para a Casa dos Bicos, revelou Saramago, acrescentando que não gostaria que os livros "ficassem numa espécie de mausoléu", mas que fossem lidos e consultados[...]".
Fonte: Público online

 
 

ë Cartas de Van Gogh vão estar na "rede"

segunda-feira, 22 de junho de 2009
"O Museu Van Gogh de Amsterdão vai publicar, em Outubro, uma nova edição internacional da correspondência completa do pintor em inglês, holandês e francês. Serão seis volumes e as cartas, com reprodução das pinturas a que se referem, estarão acessíveis, gratuitamente, na internet.

O anúncio foi feito pelo director do museu, Axel Rüger, em conversa com a imprensa. A iniciativa, disse, é fruto de pesquisas realizadas durante 15 anos pelo museu holandês, o instituto Huygens e a Academia Real de Artes e Ciências da Holanda.

A grande novidade, tanto na versão impresa quanto na versão digital, é que as 900 cartas - 820 escritas por Van Gogh e 80 dirigidas a ele - estarão ilustradas com todas as obras às quais os escritos se referem. "Trata-se de uma meta nos estudos sobre Van Gogh" e inclusive os especialistas terão acesso a informação até agora desconhecida, destacou Rüger[...]".

 
 

ë Brasiliana Digital

sexta-feira, 19 de junho de 2009
Lançado no dia 16 de Junho de 2009, o site Brasiliana USP reúne informações sobre o projeto, sobre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Brasiliana Digital, com destaques como o primeiro livro impresso no Brasil (A Relação da Entrada[...], por Antonio Isidoro da Fonseca), cenas da vida urbana de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) e o relato do marinheiro Hans Staden (1525-1579), de 1557.

Disponibiliza diversos tipos de livros, folhetos e manuscritos sobre assuntos brasileiros. “O acervo cobre áreas como literatura, prosa e poesia, história, relatos de viagens, crítica literária, ensaios, filologia, dicionários, obras de cronistas, história natural, etc...

 
 

ë Buenos Aires - Capital Mundial do Livro 2011

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, elegeu a cidade de Buenos Aires como a Capital Mundial do Livro 2011.

A seleção faz parte dos esforços da agência em promover a literatura. A capital da Argentina foi escolhida por ter apresentado uma candidatura com projetos variados e de qualidade, além de uma estratégia consolidada na área literária.

Buenos Aires será a 11ª cidade eleita Capital Mundial do Livro. Neste ano, Beirute segue com o título e em 2010, será a vez de Liubliana, capital da Eslovênia, a promover a literatura.

 
 

ë Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira

segunda-feira, 15 de junho de 2009
A Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira festejou o seu 19º aniversário nos 10 e 13 de Junho.


Na cerimónia ocorreu a reabertura ao público da Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, com alguns espaços renovados, depois da intervenção de requalificação de que foi alvo. João Lobo lembrou ainda o recente lançamento do catálogo online que dá acesso, via Internet, a todos os fundos documentais (livros, CD’s, DVD’s e outros documentos) que existem em qualquer das bibliotecas municipais.


Esta aposta da Câmara Municipal destina-se a todos os munícipes, principalmente para as camadas mais jovens, no âmbito do incentivo à leitura e da intervenção cultural, no município.“Esta aposta da Câmara Municipal tem em vista o incentivo à leitura e à intervenção cultural, no município”, concluiu o presidente. Seguiu-se a apresentação do catálogo online, por Luís Pequito, director das bibliotecas municipais, no concelho[...].
Fonte: O Rio

 
 

ë “Leituras de Alto Risco” na Biblioteca das Caldas

quinta-feira, 4 de junho de 2009
As Bibliotecas e Escolas do Agrupamento de Sto. Onofre e a Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha promovem a palestra “Leituras de Alto Risco”, com Marina Palácio, no dia 6 de Junho, às 15h30, na Biblioteca Municipal.Marina Palácio nasceu em Lisboa em 1971. Ilustradora, autora de banda desenhada, tem trabalhado como designer gráfico na área cultural.Recebeu o prémio do melhor livro de ilustração infantil com o “Circo da Lua”.

Escreveu e ilustrou o livro “No reino das sardas”, uma celebração à sua infância vivida na rua onde existiam árvores e espaço para brincar.Tem criado e orientado oficinas associadas aos seus livros e não só, cruzando expressões, conceitos, materiais e surpresas, viajando por algumas bibliotecas do país.
Fonte: Jornal das Caldas